
Mesmo as novas “TVs de bolso” já no mercado não resolvem completamente o problema: são mais uma coisa a levar na bolsa, mais um carregador com que se preocupar, mais um manual para ler e entender, mais um cartão de memória a comprar... seria muito melhor se pudéssemos integrar este novo recurso em um aparelho que já existe e levamos conosco todos os dias, como o telefone celular, não?
É apostando nesta convergência que a Samsung traz para o mercado o SGH-V820L, um dos primeiros telefones celulares equipados com um sintonizador de TV digital. Além de acessar a internet, rodar jogos em Java, tocar MP3 e, sim, fazer chamadas como qualquer celular moderno, ele também se transforma em uma prática TV de bolso, tão boa quanto aquelas já no mercado.

Na lateral esquerda, próxima à dobradiça, fica a antena telescópica usada para a sintonia de TV. Com 8,5 cm de comprimento quando estendida, ela é móvel, para melhor recepção possível de sinal mesmo em áreas com baixa cobertura. Na traseira do aparelho ficam a lente da câmera e o flash e na tampa frontal há uma pequena tela externa colorida. Como é um telefone 3G, o V820L tem uma segunda câmera logo acima da tela principal, que pode ser usada para videochamadas.
Mais do que qualquer outro recurso, a recepção de TV digital é o grande destaque do V820. Assistir seus programas favoritos é muito fácil: abra o aparelho, gire a tela para a esquerda e feche-a sobre o teclado. Pronto, seu celular acaba de se transformar em uma TV de bolso.
Os controles ficam nas áreas sensíveis ao toque nas laterais da tela, marcadas pelos símbolos + e - (controle do volume) e <> (troca de canais). A cada comando o celular vibra levemente, confimando a escolha. O botão da câmera chama um menu que dá acesso à lista de canais, guia eletrônico de programação e outras opções.

É possível ouvir o som da TV através do alto-falante interno do celular (com bom volume) ou através de fones de ouvido, com ou sem fio (Bluetooth). Há cinco perfis de equalização de som para TV: Normal, Música, Filmes, Notícias e Esportes.
A lista de canais pode ser exibida como um "mosaico", com uma grade de pequenas imagens da programação atual de todos os canais sintonizados. O aparelho também conta com o recurso EPG (Electronic Programming Guide - Guia Eletrônico de Programação), que mostra informações sobre o programa atual e próximas atrações, bem como legendas de texto (closed caption), se a emissora disponibilizar este recurso.

A câmera de 2 MP também faz bonito. Equipada com flash e foco automático, ela permite tanto fotos normais como closes extremos (macro) a poucos centímetros do objeto. Fotos tiradas sob a luz do dia são muito boas, nítidas e com cores fiéis. Já as imagens noturnas com flash tem pouca nitidez e tempo de exposição muito alto, o que tende a produzir fotos tremidas. Sem flash (uma paisagem urbana, por exemplo) elas ficam escuras demais.
Como já é “de praxe” nos aparelhos da Samsung, o aparelho traz um editor de imagens simples, que pode ser usado para fazer ajustes práticos na imagem (como correção de cor, nitidez, brilho) ou para expressar seu lado artístico, com molduras e efeitos que transformam suas fotos em rascunhos a lápis ou pinturas a óleo. É possível imprimir suas fotos diretamente a partir do celular, em impressoras compatíveis com impressão Bluetooth ou via PictBridge.
O MP3 player tem todos os recursos comuns nos modelos atuais, como listas de reprodução, seleção por álbum, artista ou gênero e exibição de informações sobre as músicas, inclusive a capa do álbum. A memória interna do aparelho (25 MB) pode ser expandida com cartões MicroSD que podem chegar a até 8GB, o que dá bastante espaço para suas músicas. Um cartão de 1 GB está incluso na embalagem. A transferência de músicas é feita via USB, manualmente (copiando as músicas para o cartão de memória) ou através de sincronização com o Windows Media Player

Na verdade os fones são compostos por duas partes: um adaptador, plugado ao celular e que também tem um microfone e botão para atender chamadas, e os fones propriamente ditos, com plugue padrão de 3.5 mm. Se não gostar dos fones originais, você pode trocá-los por seu modelo favorito, sem problemas.
Além disso, o aparelho também tem leitor de notícias (via RSS), alarmes, calculadora, calendário, relógio com hora mundial, cronômetro, bloco de notas, conversor de pesos e medidas e lista de tarefas, além de navegador e leitor de e-mails. Um recurso interessante para executivos é o Samsung Mobile Business, que permite acesso a servidores Microsoft Exchange para que você possa ler seus e-mails e consultar agenda de compromissos da empresa mesmo quando estiver fora do escritório. E a qualidade de áudio durante chamadas, bem como recepção de sinal de telefonia, foram satisfatórias.
Segundo a fabricante, a autonomia de bateria do V820L é de 5 horas em conversação, cerca de 3,5 horas assistindo TV e 250 horas em espera. O aparelho vem acompanhado de um kit com fone de ouvido estéreo, cabo de dados USB, cartão de memória microSD 1GB, CD de instalação e suporte de mesa.
Por enquanto o Samsung SGH-V820L está sendo comercializado nas operadoras que já tem redes 3G com preço sugerido pelo fabricante de R$ 1.499, que pode variar de acordo com o plano de serviços adquirido pelo cliente e subsídios de cada operadora.
O preço é salgado, mas considere que o aparelho combina um celular 3G com uma TV digital de bolso, que sozinha é vendido por cerca de R$ 800, e que se trata da primeira geração de uma nova tecnologia. É o preço a pagar para quem gosta de estar na “fila do gargarejo” do mundo digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário