quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Fox ganha primeiro round da batalha judicial contra a WB por Watchmen

Em fevereiro a 20th Century Fox começou uma batalha judicial contra a Warner Bros. sobre os direitos de desenvolvimento, produção e distribuição da adaptação para os cinemas da graphic novel Watchmen. O primeiro round da briga acaba de acontecer.
O juiz Gary A. Feess negou à WB o pedido para encerrar o processo. A Fox alega ainda deter os copyrights e os direitos de contrato, adquiridos em 1986 e que valiam até 1990, para a minissérie em 12 partes publicada pela DC Comics em 86-87 e os roteiros escritos por Charles McKeown e Sam Hamm. Em 1991, a Fox assinou uma liberação dos direitos para a Largo International com a condição de que o estúdio deteria os direitos exclusivos de distribuição do primeiro longa-metragem baseado na obra de Alan Moore e Dave Gibbons.
A interpretação do juiz é que esses direitos de distribuição ainda valem - mesmo quando a Largo fechou e os direitos foram transferidos para o produtor Lawrence Gordon. Neste acordo, a Fox diz que Gordon concordou que pagaria ao estúdio parte do que receberia se conseguisse vender o projeto para outro estúdio. E é por isso que a Fox agora diz que nem Gordon nem a Warner Bros. pagaram esta comissão ou entraram em contato.
De acordo com a Variety, a Fox não deseja impedir que a Warner faça o filme, apenas espera conseguir parte do lucro por seu acordo de distribuição. Já o jornal The New York Times diz que a Warner alega, no tribunal, que passou por todos os trâmites legais na hora de adquirir os direitos. A decisão do juiz não é uma sentença final. Ao negar o pedido da WB, Feess apenas deu um sinal de que o processo movido pela Fox é legítimo, e deve prosseguir.
Até 6 de março de 2009, quando estréia o filme, muita coisa ainda deve acontecer.
Compre aqui as novas edições de Watchmen, volumes
1, 2, 3 e 4.
Leia mais sobre Watchmen

Nenhum comentário: