quarta-feira, 9 de abril de 2008

Que tal um smartphone da "Nokla"?

Chineses produzem cópias de smartphones da Nokia e Apple e consoles da Nintendo. Clones são vendidos principalmente em sites de leilão, às vezes às claras, às vezes mascarados como originais.
Atenção, compradores. Estão surgindo no eBay cópias a princípio bastante convincentes do Nokia N95. Feitas na china, a princípio elas se parecem muito com o produto original: acabamento, decalques e posicionamento dos botões, entre outros itens, são idênticos. Mas prestando atenção nos detalhes, as diferenças começam a surgir.
Vendedores inescrupulosos estão anunciando os aparelhos como a "versão asiática" do cobiçado smartphone. Quem compra um clone atraído pelo menor preço (US$ 451 contra US$ 547, nos EUA) faz, obviamente, um péssimo negócio, já que a maioria dos recursos que tornam o N95 tão interessante estão ausentes: não há GPS nem Wi-Fi, e a câmera é bastante inferior. A cópia tem, entretanto, um recurso "extra": uma tela sensível ao toque, ausente no modelo da Nokia.
As cópias não tem a palavra "NSeries" abaixo do logotipo da Nokia na tampa traseira, e o LED de Flash ao lado da lente da câmera é menor, assim como a própria lente: a cópia tem uma câmera de 1.3 MP, o original traz um sensor de 5 MP. Elas também "ligam" mais rápido, trazem uma melodia inicial diferente do tradicional "toque" da Nokia e não usam o sistema operacional Symbian, embora os piratas tentem maquiar o sistema do clone para ao menos se parecer com o original. Em alguns casos, o nome do fabricante sofre uma pequena mudança, de Nokia para Nokla (sim, com L no lugar do i)
Em fóruns na internet também é possível encontrar referências a outros aparelhos da Nokia, entre eles clones do N95 8 GB (o modelo preto) e do Nokia N93i. Segundo relatos, os modelos são especialmente populares na ásia, onde são vendidos pela metade ou até um terço do preço do produto original. A filial da Nokia nas Filipinas teve que iniciar recentemente uma campanha para alertar os consumidores sobre a grande quantidade de cópias no mercado.
Mas não é só a Nokia que é vítima das copiadoras chinesas. Praticamente qualquer produto eletrônico "da moda" está na mira dos falsários. Procurando aqui mesmo no Brasil, em sites de leilão, é possível encontrar clones do iPhone como o "Hiphone". Já outras empresas, como a Meizu, são menos discretas e divulgam abertamente suas cópias, como o "M8 miniOne". Sem falar nos milhares de clones de iPod espalhados pelos centros de comércio popular por todo o nosso país, dos mais simples iPod Shuffle ("melhorados" com telas minúsculas ou um rádio FM que não pega nada) a cópias do sofisticado iPod Touch.
Até a Nintendo foi clonada: circula pelas lojas online especializadas em produtos chineses o "Sports Vii", um console que parece, fisicamente e em funcionamento, com o Nintendo Wii. Até a mecânica dos controles sensíveis ao movimento foi copiada, embora com muito menos precisão. O console tem jogos na memória e pode rodar novos títulos em cartucho, em vez de DVDs.
Tentando disfarçar um pouco as coisas, o fabricante modificou o visual da frente do aparelho e deu aos "Viimotes" um formato mais curvilíneo, contrastando com o design quadradão dos controles Nintendo, mas a inspiração não pode ser negada. A audácia é tanta que o produto foi lançado na semana passada no Japão. A Nintendo ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Para não cair no golpe, os compradores só precisam de um pouco de bom-senso. Desconfie de produtos com preços miraculosamente baixos e "edições especiais" das quais nunca ouviu falar. Em sites de leilão, confira a reputação do vendedor e leia os comentários deixados por outros compradores. Nunca se deixe levar apenas pelas fotos no anúncio e leia com atenção o texto: alguns vendedores reconhecem a fraude na descrição, mas usam fotos do produto oficial para pescar compradores incautos. E se ainda assim você preferir arriscar, pergunte se há alguma loja onde você pode concretizar a transação em pessoa e ver o produto antes de entregar o dinheiro.

Nenhum comentário: